

O Espetáculo
Niq - por estradas mundo afora... é um espetáculo/monólogo que entrelaça teatro, palhaçaria, música e dança, com lirismo e comicidade.
Niq é um palhaço-carteiro que anda pelo mundo afora entregando aquelas cartas que ficaram esquecidas nos correios, por falta de endereço certo, nomes incompletos ou ilegíveis. Aposentado, não conseguindo ficar parado, se põe na estrada, se tornando andarilho e mensageiro, vai procurando pelos destinatários, aproveitando para contar sua história, parte verdade parte invenção, cantando e brincando com quem encontra em troca de algumas moedas e uma boa conversa, como um menestrel contador de causos.
Suas histórias são inspiradas na vida do ator intérprete, ficcionadas e mescladas com outras de domínio público, principalmente de Minas Gerais e Goiás.
Niq é um andarilho, sonhador, louco e poeta.

foto: @janjolima
MONTAGEM
O processo de montagem do espetáculo Niq - por estradas mundo afora... é iniciado pela busca de criar um espetáculo/monólogo que me permitisse contar minha própria história, juntando aspectos biográficos e históricos mesclados a causos da cultura caipira de Minas Gerais - estado onde nasci, e Goiás - estado onde vivido desde 1989.
O desejo de mergulhar na palhaçaria me levou primeiro a buscar vivências com outros palhaços em oficinas, diálogos e provocações, em busca de uma estética sustentada pela comicidade clownesca.
Durante a minha carreira como ator tive a oportunidade interpretar inúmeros palhaços, e também arlequins e menestréis, o que me serviu como esteio na criação e construção dessa nova personagem. No processo de criação passei por uma situação singular: na cidade de Alto Paraíso, visitando uma cachoeira deparei-me com um pedaço de cerâmica, um caco de telha, no qual estava gravada um pedaço de palavra - NIQ, o que me chamou atenção, e a partir desse insight, e de uma expressão popular dos tempos de meus avós, assumi o nome NIQ, acrescentando a isso a sua intenção - viajar pelo mundo. E como fazer isso?
A partir dessas vivências e questão, pensei inicialmente interpretá-lo como um arlequim, um menestrel que carrega recados daqui para ali, e ao final, decidi-me por ser um palhaço-carteiro, cuja missão é andar pelo mundo entregando aquelas cartas que ficaram perdidas nos correios, sem destino certo, tentando assim encontrar as pessoas para quem elas são endereçadas, ou seja, cartas que foram escritas e que nunca chegaram a seus destinos.
Assim, Niq vai andando por estradas mundo afora, contando e cantando suas histórias, falando de memórias, de valores antigos e atuais, comparando o passado com atualidade onde a comunicação ganhou novos contornos, formas e velocidade contrastando com os tempos das cartas, o que de certa forma o relaciona com as tecnologias desde remotos tempos, e o coloca na contemporaneidade dos artefatos digitais e das redes sociais.
Uma das vivências mais marcantes para a montagem do espetáculo foi com o Palhaço Marcelino, do artista Marcelo Lujan, na cidade de São Paulo. O espetáculo foi construído no período de outubro/2022 a agosto/2023, tendo estreado no Teatro SESC Centro na cidade de Goiânia, no dia 23 de agosto de 2023 (data em que completei 65 anos de idade).